Verificado: Vídeo mostra procissão na Espanha, e não ritual satânico em funeral do papa

Apurado pelo site UOL Confere

Publicações nas redes sociais enganam ao compartilhar um vídeo afirmando se tratar de um ritual satânico ocorrido durante o funeral do papa Francisco.

As imagens retratam uma procissão católica na Espanha durante a Semana Santa, sem qualquer relação com a morte do pontífice ou a um ritual de satanismo.

“Ritual satânico no funeral do papa.”, diz o título da publicação, sobreposto aovídeo.

As imagens mostram dezenas de pessoas dispostas em duas fileiras e caminhando lentamente dentro de uma igreja, com seus passos seguindo o ritmo de tambores. Elas usam uma túnica clara, um cinto vermelho com detalhes em dourado, um capuz pontudo escuro que cobre seus rostos e uma capa na mesma tonalidade, com uma cruz vermelha invertida com um galo estampado, e carregam uma espécie de cetro luminoso na mão esquerda. O vídeo não traz qualquer referência sobre a data ou o local em que foi gravado ou ao seu contexto.

Cenas são de procissão na Espanha durante a Semana Santa. Uma busca reversa por imagem não chegou ao conteúdo original utilizado pelas peças desinformativas, mas permitiu identificar o contexto das imagens. Vídeos muito semelhantes, principalmente com relação às vestimentas, mostram que as cenas retratam uma procissão tradicional na cidade espanhola de Cartagena durante a Semana Santa (aqui e abaixo, em espanhol). Portanto, não se trata de um ritual ocorrido durante o funeral do papa Francisco nem relacionado ao satanismo.

Grupo retratado em vídeo é composto por mulheres. A legenda da publicação acima diz que a procissão é do Terço do Arrependimento de São Pedro, que é composto por mulheres. Uma busca no Google por esse termo (aqui) leva ao site da Associação de São Pedro Apóstolo, que tem a Confraria Califórnia como uma de suas componentes. Este grupo é o mesmo que aparece nas filmagens. A descrição das vestimentas desta confraria (aqui, em espanhol) bate com aquelas exibidas nas peças desinformativas…

Veja a apuração completa no site UOL Confere