Falso: Sim, os EUA deportaram mais de 3 milhões de pessoas durante a presidência de Obama — a maioria sem chance de defender seu caso em tribunal.

Apurado pelo site Snopes

No final de abril e início de maio de 2025, postagens em mídias sociais alegaram que as autoridades de imigração deportaram mais de 3 milhões de pessoas durante o governo do presidente dos EUA, Barack Obama (2009-2017), com 75% a 83% delas supostamente removidas sem comparecer perante um juiz ou ter a chance de defender seu caso.

Uma publicação no Facebook ( arquivada ) que incluía a afirmação obteve mais de 33.000 reações, 7.700 comentários e 50.000 compartilhamentos. Dizia: 

A publicação atribuiu a informação ao usuário do Facebook Michael McCune, afirmando: “Dê uma olhada no mural do Michael no Facebook. Ele escreveu isso antes de ser enviado por uma pessoa sem dúvida bem-intencionada. Michael é um cara inteligente com ideias sensatas sobre o nosso mundo!”

Na verdade, esta instância do boato, do qual muitas variantes apareceram na esteira das ações de Trump, originou-se de uma postagem no Facebook ( arquivada ) de McCune, publicada em 20 de abril de 2025, e se espalhou por várias plataformas de mídia social , incluindo Instagram , Threads , LinkedIn , X , Reddit e Facebook .

Entramos em contato com McCune para solicitar esclarecimentos sobre a fonte dos números citados em sua publicação. Atualizaremos este artigo se recebermos uma resposta…

Veja a apuração completa no site Snopes