Apurado pelo site UOL Confere
Publicações que circulam nas redes sociais questionam, em tom conspiratório, o estado de saúde de Jair Bolsonaro, insinuando que os problemas médicos do ex-presidente fariam parte de um plano de fuga.
O vídeo enganoso usa informações falsas para fazer a alegação. Bolsonaro foi internado para tratar de uma obstrução intestinal e precisou passar por cirurgia.
No vídeo, um homem afirma que Bolsonaro teria um plano de fuga que envolveria uma pista de pouso em Limoeiro do Norte (CE), que o ex-presidente teria sido orientado a se internar após decisão do STF de torná-lo réu por tentativa de golpe de Estado. Em tom conspiratório, o homem levanta suspeita sobre o estado de saúde de Bolsonaro e diz que ele não quis ser transferido para Brasília, o que não é verdade. O conteúdo é compartilhado com as seguintes legendas: “revelada farsa hospitalar de Bolsonaro” e “plano de fuga desmascarado”.
Por que é falso
Causa do problema de saúde. A obstrução intestinal foi causada por uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal, segundo o boletim médico. A cirurgia —que também reconstruiu a parede abdominal— ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue. Bolsonaro está internado na UTI do hospital desde então, sem previsão de alta ainda. Esta é a sexta cirurgia do ex-presidente desde que ele foi vítima de uma facada durante a campanha eleitoral de 2018.
STF votou para tornar Bolsonaro réu em 26 de março. A decisão do Supremo de aceitar a denúncia da PGR contra o ex-presidente por tentativa de golpe aconteceu no mês passado…
Veja a apuração completa no site UOL Confere