Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Recentemente, um vídeo viralizou nas redes sociais alegando que o Exército Indiano está abandonando uma reunião por não apoiar uma guerra entre a Índia e o Paquistão após o ataque terrorista de Pahalgam. O vídeo mostra homens uniformizados saindo de um salão de reuniões, e uma pessoa pergunta: “Do que o exército tem medo? Por que eles estão fugindo assim? Que vergonha!”. Ao compartilhar o vídeo, um usuário escreveu: “Modi quer guerra contra o Paquistão, mas o Exército Indiano está abandonando, dizendo que não declarará guerra ao Paquistão. Fico feliz em ver que eles reconhecem que haverá um derramamento de sangue desnecessário se alguma guerra acontecer.”
Linha do Facebook | Link arquivado
No entanto, ao investigarmos, descobrimos que a alegação era falsa. O vídeo viral é antigo e não tem relação com o ataque de Pahalgam. Aqui está a checagem dos fatos.
s
Começamos nossa investigação tirando algumas capturas de tela do vídeo viral e realizando uma busca reversa de imagens. Isso nos levou a uma publicação no Facebook onde o vídeo viral foi publicado em 25 de março de 2025. A legenda da publicação dizia: “Caso Coronel Patiala: DGP e oficial do Exército foram embora no meio de uma coletiva de imprensa ???”
https://www.facebook.com/share/r/1LKGr2V86z
Link arquivado…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳