Verificado: Vídeo antigo viraliza com militares conversando com a família de um dos agressores de Pahalgam.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Após o ataque terrorista em Pahalgam, várias postagens surgiram nas redes sociais. Em um vídeo, um militar pode ser visto sentado em uma varanda com um idoso muçulmano, enquanto duas mulheres usando burcas estão ao lado deles. No vídeo, o militar pode ser visto pedindo que peçam ao filho que se renda. Mas a mulher disse que o homem foi embora por conta própria, que eles não tiveram nada a ver com isso. Ela preferiria matá-lo se ele voltasse. A conversa continua assim. Compartilhando o vídeo nas redes sociais, usuários alegaram que o vídeo mostra a família de um dos agressores de Pahalgam. Compartilhando o vídeo no Facebook, um usuário escreveu: “Oficiais do exército foram à casa de um terrorista da Caxemira envolvido no incidente de Pahalgam para explicar à sua mãe, pai e irmão que ele apela ao filho para que deixe as armas e retorne, e então ouça o que sua família e sua mãe disseram. Ouçam, nosso exército e governo central lhes dão uma chance de melhorar a cada vez, mas seu pensamento é muito distorcido e antinacional, agora eles serão conduzidos até o fim!!”

Link do Facebook | Link arquivado .

No entanto, ao investigarmos, descobrimos que a alegação era enganosa. O vídeo viral é antigo e não tem relação com o recente ataque em Pahalgam. Aqui está a checagem dos fatos.

Começamos nossa investigação capturando algumas capturas de tela do vídeo viral e realizando uma busca reversa de imagens. Isso nos levou a um canal do YouTube onde o vídeo viral foi publicado em 10 de junho de 2018. A legenda do vídeo diz: “Vídeo viral: Exército pede que a família Adil WANI, militante ativo, se renda, mas a família Adil rejeitou a oferta”.

Link arquivado

Encontramos o vídeo viral publicado em outro canal do YouTube em 9 de junho de 2018. A descrição do vídeo diz: “A conversa em vídeo entre a família de um militante da Caxemira e soldados do Exército, na qual o primeiro é visto negando a persuasão do último de pedir ao filho que deponha as armas, se tornou viral nas redes sociais na Caxemira”…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳