Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
A blogueira Eunice Belisario ( @eunice.belisario ) postou um vídeo no TikTok alegando que o governante de fato da Venezuela, Nicolás Maduro, “acabou de reconhecer publicamente que sim, de fato, ele é o líder do Trem de Aragua”, com base em um vídeo do presidente discursando para o presidente dos EUA, Donald Trump:
Presidente Trump, esqueci de lhe contar, sobre o Trem de Aragua: nós o temos desde 2018, desde muito cedo, certo? E eu o transformei em uma grande missão agora. Para que você possa ver a verdade sobre o famoso Trem de Aragua, nossos migrantes […] Para que você possa ver quem financiou, quem se mudou, quem dirigiu o famoso Trem de Aragua.
O vídeo é falso. Não há evidências de que a declaração seja atribuída a Maduro. Em vez disso, o vídeo usa trechos de um discurso do chefe de Estado venezuelano e os edita para mudar completamente o significado do que ele realmente disse. A mensagem de desinformação atingiu 2 milhões de visualizações, 80.600 curtidas e 47.800 compartilhamentos na conta de Belisario. Além disso, outros usuários o levaram para o Facebook ( 1 , 2 , 3 ), Instagram e X na Colômbia e em outros países, como Chile e Equador.
Cabe destacar que, ao vincular a população migrante à megagangue criminosa e ao ter Maduro como seu suposto líder confesso, o vídeo também fomenta a narrativa xenófoba que estigmatiza como criminosos todos os venezuelanos expulsos de seu país devido à crise humanitária e às violações de direitos humanos pelo regime que concentra o poder desde a presidência de Hugo Chávez (1999-2013). Muitos deles chegaram justamente a destinos como esses onde esse conteúdo é disseminado.
Para começar, realizamos uma busca no Google sobre as supostas declarações feitas pelo presidente venezuelano : a busca não retornou resultados de fontes oficiais ou de veículos de comunicação respeitáveis. Apareceram apenas os mesmos vídeos que circulam a desinformação…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴