Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo que afirma que o Papa Francisco, morto no dia 21 de abril, deixou um um patrimônio milionário contendo uma Lamborghini personalizada e um prédio de 20 andares no Vaticano. Na gravação também há a alegação de que o Pontífice vivia numa casa de luxo. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
A fortuna e luxos deixados por Papa Francisco. Após sua partida, Papa Francisco deixou um patrimônio que chamou atenção na garagem. Havia uma Lamborghini Huracan de 580 cavalos de potência avaliada em mais de 3 milhões de reais. O veículo era único personalizado com as cores do Vaticano e era utilizado apenas em ocasiões especiais
Diferentemente do que alega o vídeo viral, não existia uma “Lamborghini Huracan” na garagem da casa em que o Papa residia quando ele morreu. O carro citado no post desinformativo, na verdade, foi um presente que Francisco recebeu em 2017 da própria marca italiana. O modelo do carro, de fato, tinha as cores do Vaticano, mas foi leiloado em Mônaco, na França, em 2018. O veículo foi arrematado por 715 mil euros. O valor arrecadado pelo leilão foi distribuído para a caridade e projetos sociais…
Veja a apuração completa no site Lupa