Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) forjou uma cirurgia para esconder uma tentativa frustrada de fuga do país. O procedimento médico foi uma decisão da equipe do Hospital DF Star para tratar um caso grave de obstrução intestinal apresentado pelo ex-presidente. Além disso, não há indícios de que Bolsonaro planejava fugir do Brasil pelo Rio Grande do Norte.
A teoria conspiratória acumulava mais de 10 mil curtidas no Instagram e dezenas de milhares de visualizações no TikTok e no Kwai até a tarde desta terça-feira (15).
Publicações virais têm compartilhado uma teoria conspiratória que afirma que Bolsonaro teria forjado uma internação hospitalar para acobertar uma tentativa frustrada de fuga do país. Além de não haver evidências de que isso seja verdade, a tese vai de encontro a fatos sobre a saúde do ex-presidente e à investigação da qual ele é alvo no STF (Supremo Tribunal Federal).
Um dos pontos centrais da teoria é que a cirurgia a que Bolsonaro foi submetido no último domingo (13) seria falsa. Algumas peças afirmam que ela não teria ocorrido, enquanto outras alegam que ela seria um procedimento marcado há anos. Isso é mentira.
O boletim médico assinado por cinco profissionais do Hospital DF Star afirma que o ex-presidente apresentava um quadro de obstrução intestinal e que a equipe optou “de comum acordo pelo tratamento cirúrgico”. A cirurgia levou mais de 12 horas e foi “complexa e delicada”, de acordo com os médicos.
Bolsonaro está neste momento na UTI do hospital, sem previsão de alta…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos