Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente americano Donald Trump criticou publicamente a intimação enviada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está internado em um hospital em Brasília. Aos Fatos não encontrou registros da suposta declaração na imprensa ou nas redes dos políticos.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 550 mil visualizações no YouTube e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (25). As peças de desinformação também circulam no Telegram.
Não há registros de que Trump tenha criticado o ministro Alexandre de Moraes por enviar uma oficial de Justiça até a UTI de um hospital particular de Brasília na última quarta-feira (23) para intimar Bolsonaro, réu em processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado.
Em busca na imprensa, Aos Fatos não identificou qualquer notícia sobre o assunto. A reportagem também não encontrou nenhuma menção às supostas declarações nas redes de Donald Trump (aqui, ) ou nos perfis de Jair Bolsonaro ().
O vídeo também engana ao afirmar que o presidente americano disse planejar uma viagem ao Brasil apenas para se encontrar com Bolsonaro assim que o ex-presidente receber alta do hospital. A declaração também não consta nas redes do político ou em reportagens publicadas pela imprensa…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos