FALSO: Vídeo mostra ação policial, e não ‘prefeito petista’ reagindo contra protesto por falta de água

Conta bolsonarista no Kwai tira gravação de contexto para promover falsa ideia de que governos do PT teriam mandado recolher bombas de poços inaugurados por Bolsonaro

Apurado pelo site Estadão Verifica

Não é verdade que um vídeo que viralizou no Kwai e em outras plataformas mostre um “prefeito petista atirando para cima” ao ser cobrado pela população por supostamente mandar recolher a bomba de um poço artesiano perfurado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Na realidade, a gravação mostra o momento em que um agente da Polícia Civil de Pernambuco prende um ex-vereador de Petrolina durante um protesto na cidade.

O Estadão Verifica descobriu o real contexto a partir de elementos que aparecem no vídeo original. O homem que aparece armado nas imagens possui um veículo com placa de Petrolina e que estava adesivado com um logotipo da Polícia Civil e com propaganda eleitoral de um candidato a deputado estadual em Pernambuco, Rafael Cavalcanti, do União Brasil. O candidato é presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol-PE).

Em contato com a reportagem, Cavalcanti informou que se tratava de um agente da Polícia Civil e encaminhou o seu contato. Por telefone, o servidor se recusou a dar entrevista. Porém, o blog encontrou outros vídeos sobre o episódio em notícias de sites locais, confirmando que se tratava de uma abordagem policial em Petrolina. O protesto de moradores era contra problemas de abastecimento de água em um distrito na cidade, ocasionado por conta de uma obra executada pelo governo estadual, sem participação da União…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica