Apurado pelo site UOL Confere
É falso que Lula (PT) tenha feito Jair Bolsonaro (PL) chorar ao supostamente lhe desejar uma rápida recuperação, ao contrário do que afirmam publicações nas redes sociais.
Não há qualquer registro de que o presidente tenha feito alguma declaração semelhante sobre Bolsonaro, que passou por uma cirurgia no intestino e continua internado. Da mesma forma, não há qualquer evidência de que o ex-presidente teria se emocionado com uma suposta mensagem do petista.
“Lula faz Bolsonaro CHORAR ao vivo”, diz o título da publicação. A postagem contém um vídeo que exibe uma sequência de fotos dos dois.
Enquanto as imagens se alternam, um narrador diz que “Lula mandou um recado pra Bolsonaro ao vivo e o ex-presidente chorou no hospital ao assistir”. Ele afirma que “ninguém esperava a atitude de Lula durante um evento em Brasília” ao “interromper um discurso e dizer: ‘Independentemente das nossas diferenças, desejo pronta recuperação ao ex-presidente. Saúde está acima da política'”. O narrador acrescenta que “Bolsonaro assistiu ao vídeo direto do hospital e não segurou as lágrimas” e que ele teria dito a aliados que jamais imaginou isso vindo de Lula.
Não há indícios de que Lula tenha desejado pronta recuperação a Bolsonaro. O UOL Confere pesquisou no Google pela frase atribuída ao presidente pelas publicações enganosas. Os resultados apontam apenas para outras reproduções das peças desinformativas, sem qualquer registro feito por fontes oficiais do governo federal (aqui) ou de veículos de imprensa profissional, que certamente teriam destacado as declarações caso elas realmente tivessem acontecido (aqui).
Lula não interrompeu discurso para falar sobre saúde de Bolsonaro. Uma pesquisa tanto nas redes sociais do governo federal (aqui, aqui, ) como nas do petista (aqui, aqui, aqui, ) também não traz qualquer manifestação do presidente sobre o estado de saúde de Bolsonaro. Da mesma forma, não há indícios de que Lula tenha interrompido um discurso em um evento em Brasília para falar deste assunto, como alegam os posts enganosos…
Veja a apuração completa no site UOL Confere