A manifestação feita por um grupo de motociclistas em Manaus na semana passada não foi realizada para protestar contra o aumento do IPVA. Na realidade, o grupo se reuniu para pedir pela regulamentação do transporte de passageiros por motociclistas de aplicativos.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um grupo de motociclistas circulando pela rua. O texto inserido dentro da imagem afirma que eles são de Manaus (AM) e estariam protestando contra o aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) – que teria sido resultado de uma decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Protesto em Manaus. Mexeu com a categoria Errada. Motoqueiro insatisfeito com IPVA. IPVA antes era menos de 20 reais. Lula Ladrão sobe IPVA de moto para 300 reais”
A informação analisada pela Lupa é falsa. A manifestação feita por um grupo de motociclistas em Manaus não foi um protesto contra o aumento no IPVA. Na realidade, o grupo se reuniu para pedir pela regulamentação do transporte de passageiros em motos via aplicativos. Além disso, o valor desse imposto é determinado pelos estados, não pelo presidente da República. O aumento que ocorreu no Amazonas foi aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa, atendendo a um pedido do governador, Wilson Lima (União Brasil). O novo valor deve valer a partir de abril deste ano.
No dia 3 de fevereiro, circulou pelas redes sociais um vídeo que mostrava um agente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) apreendendo uma moto. Segundo o servidor da prefeitura, o motociclista não poderia estar transportando passageiros por aplicativo em um veículo de duas rodas. Após o episódio, motociclistas decidiram se reunir e realizar um protesto na avenida Brasil, em Manaus. O grupo também parou na frente da sede da prefeitura de Manaus para se manifestar. O objetivo era pedir pela regulamentação de serviço de aplicativo por moto.A prefeitura de Manaus publicou uma nota em seu site, explicando que não há nenhuma fiscalização orientada para coibir motociclistas que realizam transporte de pessoas por aplicativo. No texto, informou ainda que “embora o transporte de passageiros por motos não esteja regulamentado em Manaus, reitera seu compromisso em manter as condições ideais para a manutenção do trabalho desses profissionais”…