Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Várias publicações afirmam que o ex-senador Miguel Uribe Londoño, pai do atual deputado opositor e candidato à presidência Miguel Uribe Turbay, foi preso em decorrência de uma investigação sobre o desvio de verbas do Banco del Estado (Banestado).
Isso é falso. Os fatos ocorreram de fato em janeiro de 2000, e o ex-parlamentar foi absolvido três anos depois. De acordo com o veículo que publicou o artigo no qual os ataques se baseiam, a data da história foi alterada devido a uma falha técnica, causando confusão. O filho e candidato presidencial chamou a suposta notícia de “caluniosa”.
O usuário do X León @lealote observou: “Miguel Uribe Londoño, pai do senador @MiguelUribeT, foi preso em uma investigação por peculato no Banco do Estado – Diario La Libertad. Ele já havia sido preso anteriormente por peculato no Banco do Estado” (sic). Sua postagem obteve mais de 115.000 visualizações.
A mensagem também foi espalhada por outras contas ( 1 , 2 , 3 , 4 ) e rapidamente se tornou viral. Entre eles destaca-se Serris (@datoatipico), que já desmentimos em outras ocasiões ( 1 , 2 ).
No Facebook, também foi compartilhado pela página “Pacto Histórico Norte de Santander”, que faz referência à coligação do presidente Gustavo Petro. Lá, ele já conta com mais de 1.500 interações e foi compartilhado mais de 12.000 vezes…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴