Falso: Falso: México deixará de exportar petróleo para o Texas

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

O México teve algumas tensões comerciais com os Estados Unidos em 2025; No entanto, é falso que uma delas envolva a suspensão de embarques de petróleo para o estado do Texas , como parte de uma “guerra comercial”, como alegam usuários nas redes sociais com vídeos da presidente Claudia Sheinbaum. 

O México poderia suspender os embarques de petróleo para o Texas, mas até o momento não há acordo sobre a suspensão das exportações de petróleo no Diário Oficial da Federação (DOF), onde deveria ser publicado de acordo com a Lei de Comércio Exterior do México. 

Além disso, as supostas declarações do presidente na publicação foram retiradas de coletivas de imprensa matinais, nas quais os embarques de combustível  para o Texas não foram abordados .

Apesar disso, um vídeo do TikTok ultrapassou 48 mil curtidas e 783 mil visualizações após mostrar declarações de Claudia Sheinbaum e afirmar que “o México decidiu travar uma guerra comercial contra os Estados Unidos cortando o fluxo de petróleo para o Texas (sic)”.

Até agora, em 2025, o governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, impôs tarifas de 25% sobre produtos mexicanos que não são cobertos pelo Acordo Estados Unidos-México-Canadá ( USMCA ). 

Petróleo, juntamente com combustíveis minerais e outras substâncias, foi a quarta maior importação do México para o Texas em 2023, de acordo com o último relatório estadual disponível . E a Administração de Informação de Energia dos EUA classificou o México como o segundo maior exportador de petróleo para o país, atrás do Canadá, em abril de 2025…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽