Falso: O presidente Donald Trump disse que ”não teve tempo’ para se encontrar com as famílias dos homens, mulheres e crianças que morreram tragicamente no acidente de avião’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Quando o presidente Donald Trump pousou em Nova Orleans para o Super Bowl, ele fez história como o primeiro presidente em exercício a comparecer ao maior jogo da NFL. Mas mesmo antes do jogo de 9 de fevereiro no Caesars Superdome, alegações criticando sua presença se espalharam online.

“Lembrete amigável de que Donald Trump será o primeiro presidente em exercício a comparecer ao Super Bowl”, disse uma postagem do Threads em 5 de fevereiro . “AINDA ‘não tive tempo’ de conhecer as famílias dos homens, mulheres e crianças que morreram tragicamente no acidente de avião.”

A postagem está correta sobre Trump contrariar a tradição; presidentes normalmente não comparecem ao Super Bowl pessoalmente. Os vencedores são convidados para a Casa Branca para uma celebração da vitória. No entanto, a alegação de que Trump disse que “não teve tempo” para se encontrar com as famílias das vítimas do acidente de avião não é precisa. Na verdade, ele disse o oposto.

A publicação do Threads foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , dona do Facebook, Threads e Instagram.)

Alguns acidentes de avião nos EUA ocorreram nos dias anteriores ao Super Bowl, mas a postagem do Threads provavelmente está se referindo à colisão aérea de 29 de janeiro de um avião regional da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército sobre o Rio Potomac na área de Washington, DC, matando todas as 67 pessoas a bordo de ambas as aeronaves. Trump fez comentários públicos sobre visitar as famílias das vítimas…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸