Verificado: Jornalista americano zombou de jornalista indiano na recente coletiva de imprensa conjunta Trump-Modi? O vídeo viral é antigo.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Recentemente, o primeiro-ministro Narendra Modi visitou o presidente Donald Trump na Casa Branca e eles realizaram uma coletiva de imprensa conjunta. Depois disso, um vídeo de uma coletiva de imprensa se tornou viral nas redes sociais, onde uma mulher pode ser vista rindo de um homem falando lá. Compartilhando o vídeo, os usuários estão alegando que a mulher é uma jornalista americana que zombou do jornalista indiano na coletiva de imprensa conjunta Modi-Trump. Compartilhando o vídeo no Facebook, um usuário escreveu: “Jornalistas americanos estão rindo da estupidez dos jornalistas sem cérebro da Índia durante a coletiva de imprensa conjunta Trump-Modi!”

Link do Facebook | Link arquivado .

No entanto, conforme investigamos, descobrimos que a alegação era enganosa. O vídeo é antigo e não tem relação com a coletiva de imprensa conjunta Trump-Modi. Aqui está a Verificação de Fatos.

Começamos nossa investigação tirando algumas capturas de tela do vídeo viral e conduzindo uma busca reversa de imagens. Isso nos levou a um relatório publicado no India Today em 28 de fevereiro de 2020 que continha uma imagem semelhante às capturas de tela do vídeo viral. 

O relatório dizia: “O presidente dos EUA, Donald Trump, discursou para a mídia em uma conferência sobre o coronavírus na Casa Branca, Washington DC, em 26 de fevereiro. Um vídeo de um jornalista do New York Post tirando sarro de um repórter indiano durante a conferência apareceu na internet e deixou os internautas furiosos.

No vídeo, que agora é viral, um jornalista indiano pode ser visto fazendo uma pergunta sobre as relações Índia-EUA após a visita inaugural de Trump ao país. Enquanto o repórter fazia a pergunta, o repórter do NY Post, que estava sentado atrás dele, foi visto fazendo caretas para ele…”

Segundo o relatório, a mulher foi identificada como Ebony Bowden, uma jornalista americana, e o homem era o jornalista indiano Raghubir Goyal…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳