Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Um vídeo está circulando nas redes sociais mostrando figuras de Hollywood vestindo camisetas brancas contra o rapper Kanye West, após comentários antissemitas que ele fez nas últimas semanas. No entanto, o vídeo é falso. É um deepfake, ou seja, uma peça gerada sinteticamente com tecnologia baseada em inteligência artificial com o objetivo de criar imagens falsas realistas.
Um vídeo está circulando nas redes sociais mostrando figuras de Hollywood vestindo camisetas brancas contra o rapper Kanye West, após comentários antissemitas que ele fez nas últimas semanas.
No entanto, o vídeo é falso. É um deepfake, ou seja, uma peça gerada sinteticamente com tecnologia baseada em inteligência artificial com o objetivo de criar imagens falsas realistas.
A atriz Scarlett Johansson, que aparece nas imagens, negou o conteúdo e pediu “denúncia do uso indevido da IA”.
Nas últimas horas, um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando celebridades de Hollywood supostamente protestando contra as últimas declarações antissemitas do rapper americano Kanye West.
A peça apresenta figuras notáveis como Scarlett Johansson, Drake, Lisa Kudrow, Natalie Portman, Mark Zuckerberg, Adam Sandler e Jake Gyllenhaal, que usam camisetas brancas com desenhos de um dedo médio levantado, a Estrela de Davi e a palavra “Kanye”.
Mas o vídeo é falso: é um deepfake gerado com inteligência artificial (IA). O criador da peça foi identificado como Ori Bejerano, um especialista em IA que frequentemente posta esse tipo de conteúdo em sua conta do Instagram. Além disso, a própria Scarlett Johansson negou o conteúdo e pediu “a denúncia do uso indevido da IA” em declaração divulgada pela mídia americana…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷