Apurado pelo site UOL Confere
É enganoso que uma “passageira petista” teria sido expulsa de avião pela Polícia Militar de Goiás após discutir e bater em comissária de bordo que se recusara a pedir para pararem de cantar “música de Jair Bolsonaro”. Como verificado a partir de uma busca reversa, o vídeo é de 2018 e mostra uma mulher sendo levada pela PM por se recusar a despachar bagagem de mão.
Conteúdo investigado: Post em vídeo mostra confusão dentro de aeronave e policiais militares retirando uma criança e uma mulher que estavam sentadas. A legenda diz que “passageira petista teria ficado indignada porque os passageiros estavam cantando música do Bolsonaro” e discutido e batido em aeromoça que teria se negado a pedir para as pessoas pararem de cantar. “O comandante, então, prudentemente, se recusa a decolar com a passageira petista a bordo e aciona a polícia Militar do Estado de Goiás, que brilhantemente entra na aeronave…e coloca esse verme para fora”, continua a legenda.
Onde foi publicado: X.
Conclusão do Comprova: Um post viral engana ao dizer que uma passageira foi expulsa de avião pela Polícia Militar de Goiás por discutir e dar tapa em comissária de bordo que não pediu para que outros passageiros parassem de cantar música em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O vídeo usado no post é verdadeiro, como foi possível verificar em uma busca reversa, que permite encontrar outras imagens semelhantes, mas não mostra a situação descrita no post.
Como mostra reportagem do Bom Dia GO, da Globo, o caso aconteceu em 4 de outubro de 2018 e o motivo da expulsão do voo, que ia de Goiânia para São Paulo, foi porque a passageira “teria se recusado a despachar bagagem e insultado comissários e passageiros”. O vídeo começou a circular como conteúdo de desinformação naquela época mesmo, período de eleição para presidente.
O Comprova tentou contato com a autora do post enganoso, mas não houve resposta até a publicação deste texto…
Veja a apuração completa no site UOL Confere