Falso: As manchas brancas na gema do ovo são o sêmen do galo?

Apurado pelo site E-Farças

É verdade que as manchas brancas presentes na gema é o sêmen do galo e significa que o ovo está fecundado?

Essa crença popular é difundida há anos e deixa muita gente na dúvida e até com receio de consumir ovos com essa substância branca em sua gema, por achar que se trata do sêmen do galo. Mas afinal, o que aquelas manchas são de verdade?

O nome dessa estrutura, presente nos ovos de quase todas as espécies de ave, é chalaza e não é o esperma do galo. Ela é encontrada em todos os ovos da galinha, estando ele galado (fecundado) ou não, e serve para manter a gema centralizada dentro do ovo.

Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:

No interior do ovo, a chalaza se parece com um fio branco e está colada nas duas extremidades como se fossem duas pequenas molas que seguram a gema e impedem que o embrião grude na casca durante seu desenvolvimento:

Quanto mais fresco estiver o ovo, mais visível a chalaza. Portanto, a ausência dessas manchas brancas pode significar que o produto já está velho.

A chalaza possui a mesma composição da clara, é rica em nutrientes e pode ser consumida sem problemas.

Outra lenda é que diz que é ela a responsável pelo cheiro forte do ovo. Na verdade, o que provoca o odor é a película que reveste a gema.

Apesar da recomendação seja a de se comercializar apenas ovos não fecundados, pode acontecer – principalmente em granjas que vendem frangos caipiras – de um ou outro ovo ir fecundado para as prateleiras, mas eles podem ser consumidos sem problemas para a saúde, desde que seja observada a data de validade, assim como em qualquer outro alimento.

Ovos fecundados possuem um ponto mais escuro em sua gema, como na imagem abaixo: 

Não é verdade que as manchas brancas presentes no ovo são o sêmen do galo e devem ser descartadas! Pelo contrário, sua presença significa que o alimento é fresco e pode ser consumido sem problemas!..

Veja a apuração completa no site E-Farças