Verificado: Ação contra os atiradores de pedras pela polícia de Uttar Pradesh? Não, o vídeo é de Bengala Ocidental.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Recentemente, nos deparamos com um vídeo nas redes sociais mostrando policiais perseguindo e espancando um homem enquanto algumas mulheres vinham para o resgate. Compartilhando o vídeo, os usuários estão alegando que o vídeo mostra ação contra os supostos atiradores de pedras no trem com destino a Kumbh Mela. 

Link do Instagram | Link arquivado .

No entanto, conforme investigamos, descobrimos que a alegação era falsa. O vídeo viral é de Bengala Ocidental e não está relacionado ao Kumbh Mela. Aqui está a Verificação de Fatos.

Começamos nossa investigação tirando algumas capturas de tela do vídeo viral e conduzindo uma busca reversa de imagens. Isso nos levou a uma versão mais longa do vídeo viral em um canal do YouTube “ Suri News ”. De acordo com a legenda do vídeo, o acusado foi espancado pela polícia depois de agarrar um dos policiais pelo colarinho. 

Link arquivado

O vídeo não mencionou os detalhes do incidente. No entanto, buscamos palavras-chave relevantes em bengali com base no nome do canal do YouTube e na legenda do vídeo. Então, encontramos uma reportagem em vídeo carregada em 28 de janeiro de 2025 no canal do YouTube TV9 Bangla . Entre outros clipes na reportagem, também vimos o clipe viral. De acordo com relatos, vários homens armados entraram na vila ‘Suri’ no distrito de Birbhum, em Bengala Ocidental, por causa de uma antiga disputa de terras e intimidaram os moradores. A polícia correu para a vila e um homem chamado Amir Ansari agarrou o policial pelo colarinho e começou uma discussão. Mais tarde, a polícia prendeu cerca de 20 pessoas, incluindo homens e mulheres…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳