Falso: Este vídeo não pertence à ‘Marcha Federal do Orgulho Antifascista e Antirracista’: é de 2019 no Chile

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O vídeo é de 2019, no Chile, durante uma apresentação do grupo ‘Las Indetectables’ em Santiago, conforme confirmado pela mídia chilena. Naquela época, também foi divulgado por José Antonio Kast, líder do Partido Republicano do Chile.
Um vídeo mostrando atos sexuais explícitos na rua está circulando nas redes sociais e foi atribuído à “Marcha Federal do Orgulho Antifascista e Antirracista” que ocorreu no último sábado na Argentina. Mas é falso.

O vídeo é de 2019, no Chile, durante uma apresentação do grupo ‘Las Indetectables’ em Santiago, conforme confirmado pela mídia chilena.

Naquela época, também foi divulgado por José Antonio Kast, líder do Partido Republicano do Chile.

Após a “Marcha Federal do Orgulho Antifascista e Antirracista”, convocada por organizações LGBTQ+ e de direitos humanos em rejeição ao discurso do presidente Javier Milei em Davos contra a diversidade sexual , começou a circular nas redes sociais um vídeo no qual pessoas são vistas realizando atos sexuais explícitos na rua — no que parece ser uma plataforma — e segurando cartazes que dizem: “Eles não são nossos filhos” e “A ditadura sexual nunca acabou”. No entanto, isso é falso: embora tenha havido alguns casos de exposição , o vídeo circula desde pelo menos 2019 e foi publicado pelo ex-candidato presidencial chileno na época. 

Os vídeos foram atribuídos à atual marcha argentina sobre o X, e alcançaram 15 mil “curtidas” e 5 mil compartilhamentos. Além disso, o vídeo foi compartilhado por Rebeca Fleitas , deputada da Cidade de Buenos Aires por La Libertad Avanza.

“DOENTE. #MileiWasRight”, “Milei ficou aquém em Davos”, “Esta seria a #PrideMarch que é sobre amor e um país melhor… haha ​​​​como eles são doentes…”, “Nããão, não havia degenerados na #PrideMarch na frente de crianças, não, não, tenho certeza de que este vídeo é IA… doente” (sic), diz a descrição dos tuítes que publicaram o vídeo de desinformação…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷