Falso: Javier Milei: ‘Tiramos 10 milhões de argentinos da pobreza’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O presidente utilizou uma simulação de dados de janeiro de 2024, posteriormente corrigida para baixo, e comparou com uma projeção para o segundo semestre de 2024. De acordo com os últimos dados oficiais e cálculos alternativos, em todos os casos as quedas mostram números inferiores aos mencionados pelo presidente.
Para chegar a essa afirmação, o presidente usou uma simulação de dados de janeiro de 2024, posteriormente corrigida para baixo, e comparou com uma projeção para o segundo semestre de 2024, mas ainda não há informações oficiais disponíveis. 

No entanto, de acordo com os últimos dados oficiais, cerca de 2,6 milhões de pessoas saíram da pobreza, em comparação com os últimos dados do governo de Alberto Fernández. Se considerarmos o período entre o primeiro trimestre de 2024 e o terceiro trimestre do mesmo ano (últimos dados disponíveis), a queda foi de 7,5 milhões de pessoas.

Levando em conta os dados semestrais e considerando as projeções de especialistas, no segundo semestre de 2024 havia 2,1 milhões de pobres a menos em relação ao mesmo período de 2023, e 8,5 milhões a menos em relação ao primeiro semestre de 2024. Em todos os casos, os números são inferiores aos mencionados pelo presidente.

O Presidente da Nação, Javier Milei (La Libertad Avanza) , disse durante uma entrevista ao La Nación+ : “Tiramos 10 milhões de argentinos da pobreza”. 

Isso é enganoso . Para chegar a esse número, o presidente partiu de uma simulação de dados de janeiro de 2024, posteriormente corrigida para baixo, e comparou com uma projeção para o segundo semestre de 2024…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷