Falso: Não, a Pfizer não publicou uma lista enumerando dezenas de efeitos colaterais de sua vacina contra a COVID-19

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Está circulando uma publicação nas redes sociais alegando que a Pfizer publicou uma lista de supostos efeitos colaterais graves de sua vacina contra o coronavírus. No entanto, isso é falso. A lista em questão, na verdade, enumera possíveis eventos a serem observados relacionados à COVID-19 grave e às vacinas em geral.
Está circulando uma publicação nas redes sociais alegando que a Pfizer publicou uma lista de supostos efeitos colaterais graves de sua vacina contra o coronavírus. No entanto, isso é falso.

Essa é uma desinformação que vem se espalhando na internet desde pelo menos 2022. A lista em questão, na verdade, enumera possíveis eventos a serem observados relacionados à COVID-19 grave e às vacinas em geral. Também não diz se algum desses problemas de saúde aconteceu com alguém depois da vacinação.

As vacinas contra o coronavírus são seguras e eficazes, conforme demonstrado por estudos científicos e pelos milhões de doses administradas em todo o mundo.

Está circulando nas redes sociais uma publicação mostrando uma lista de dezenas de supostos efeitos adversos graves da vacina contra o coronavírus do laboratório americano Pfizer.

“A PFIZER ACABOU DE LANÇAR SUA LISTA DE EFEITOS COLATERAIS DE SUA “SUPOSTA VACINA”. Lista de alguns efeitos colaterais da vacina Pfizer-Biontech Covid-19. Faça o teste de sangue D-money para detectar: ​​Trombose sanguínea, Lesão renal aguda, Mielite flácida aguda (…)”, diz a mensagem compartilhada pelos usuários.

Mas isso é falso. A lista publicada não enumera dezenas de eventos adversos graves da vacina desenvolvida pela Pfizer, mas mostra possíveis eventos a serem observados relacionados à COVID-19 grave e às vacinas em geral…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷