‘Blue Monday’, o dia mais deprimente do ano que na verdade é apenas um conceito publicitário

Pluie sur une fenêtre de nuit, Aix-les-Bains, France / Rain on a window at night, Aix-les-Bains, France

Uma pseudoequação que combina clima, salário e motivação foi inventada em 2005 para a campanha de uma agência de viagens.

Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷

Há quinze anos que a expressão “segunda-feira azul” reaparece em janeiro nas redes sociais e na mídia… A “segunda-feira mais deprimente do ano” cai este ano no dia 16 de janeiro, de forma particularmente taciturna.

Problema: esse conceito, supostamente baseado nos cálculos acadêmicos de um psicólogo, só existe na cabeça dos especialistas em marketing. Descriptografia desse “infaux” para fins comerciais, muito distante de problemas psicológicos reais.

A Blue Monday (que se inspira na expressão inglesa to feel blue , “estar deprimido”) designaria irrefutavelmente a terceira segunda-feira de Janeiro como o dia mais deprimente do ano… segundo um alegado estudo científico publicado em 2005, que é baseado na seguinte equação:

por que está errado

“Esses tipos de cálculos ameaçam a compreensão pública da ciência e da psicologia. Também é desrespeitoso com quem sofre de depressão real, porque implica que é uma experiência temporária e menor, da qual todos sofrem ” , lembra o neurocientista Dean Burnett no Guardian …

Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷