Falso: Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que o presidente Lula (PT) rebateu uma declaração feita pelo presidente americano Donald Trump na última segunda-feira (20) sobre os Estados Unidos não dependerem do Brasil e da América Latina. A entrevista com o petista não é recente e foi registrada em janeiro de 2022, durante a gestão do ex-presidente Joe Biden, e não tem qualquer relação com o novo mandato do republicano.

Publicações nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 8.600 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (24) e também circula no TikTok com centenas de visualizações.

Publicações nas redes têm compartilhado uma declaração feita por Lula em janeiro de 2022 sobre a relação entre o Brasil e os Estados Unidos como se o vídeo fosse recente e em resposta ao comentário feito pelo presidente americano Donald Trump, que afirmou na segunda-feira (20) que “Eles [Brasil e América Latina] precisam de nós mais do que precisamos deles”.

O registro aconteceu no dia 19 de janeiro de 2022 — portanto, no governo do ex-presidente americano Joe Biden —, durante uma coletiva de imprensa transmitida pelo YouTube do PT. À época, Lula ainda era pré-candidato à presidência. O vídeo que circula foi editado e tirou de contexto a fala do petista, que respondia a uma pergunta sobre a relação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos (veja abaixo).

O jornalista Rodolfo Lucena, do portal Tutaméia, questionou Lula sobre como seria o tratamento dado ao país americano, que teria desrespeitado a soberania brasileira em algumas ocasiões — como no golpe militar de 1964 e no caso de espionagem contra o governo de Dilma Rousseff (PT), revelado pelo WikiLeaks.

Em resposta, Lula falou sobre seu bom relacionamento com os ex-presidentes americanos George W. Bush e Barack Obama, mas afirmou que nos seus dois primeiros mandatos o Brasil se colocava como um país soberano que não aceitava ingerência americana…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos