Falso: ‘A remoção da cidadania por direito de nascença só se aplica aos filhos daqueles que estão aqui ILEGALMENTE.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Durante anos, o presidente Donald Trump prometeu acabar com a cidadania por direito de nascença. 

Ele falhou em fazê-lo durante seu primeiro mandato presidencial. Mas logo após ser empossado novamente em 20 de janeiro, Trump emitiu uma ordem executiva que buscava acabar com a cidadania automática para pessoas nascidas nos EUA. 

Um juiz federal em 23 de janeiro chamou a ordem de Trump de “flagrantemente inconstitucional” e bloqueou temporariamente a ordem em resposta a um processo que Washington, Arizona, Illinois e Oregon haviam movido. A ordem executiva enfrenta desafios adicionais de pelo menos 18 outros estados e grupos de direitos dos imigrantes .

Mas a mídia social, como sempre, tem sua própria opinião sobre as implicações da ordem. Um usuário do Threads alegou falsamente que a ordem de Trump revogaria a cidadania da segunda-dama Usha Vance; a ordem se aplica apenas a futuras crianças nascidas nos EUA de pais imigrantes. 

Mas então vimos uma publicação de 21 de janeiro na qual um usuário do Threads escreveu: “A remoção da cidadania por direito de nascença só se aplica aos filhos daqueles que estão aqui ILEGALMENTE… Meu Deus, não é tão difícil assim.”..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸