Falso: Javier Milei em Davos: ‘Reduzimos a pobreza em 21 pontos percentuais’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O Presidente baseou-se numa simulação de dados de janeiro de 2024, posteriormente corrigidos em baixa, e comparou-os com uma projeção para o segundo semestre de 2024. Os dados oficiais e alternativos mostram uma queda da pobreza durante a sua administração, mas em nenhum caso os 21 pontos mencionados alcançados.
O Presidente baseou-se numa simulação de dados de janeiro de 2024, posteriormente corrigidos em baixa, e comparou-os com uma projeção para o segundo semestre de 2024. 

Segundo dados oficiais, a pobreza caiu 5,9 pontos em relação aos últimos dados de Alberto Fernández. Se for considerado o período entre o primeiro trimestre de 2024 e hoje, a queda foi de 15,9 pontos.

Ao considerar os dados semestrais, e incluindo as projeções dos especialistas, no segundo semestre de 2024 a pobreza caiu 4,9 pontos em relação a 2023, e 16,1 pontos em relação ao primeiro semestre de 2024. Em todos os casos os números divergem dos 21 pontos mencionados.

Durante a sua viagem a Davos, na Suíça, para participar no Fórum Económico Mundial, o Presidente da Nação, Javier Milei (La Libertad Avanza) , concedeu uma entrevista à agência de notícias Bloomberg News. Lá ele afirmou: “Reduzimos a pobreza em 21 pontos percentuais”. 

Isto é enganoso . Para chegar a esse valor, o Presidente partiu de uma simulação de dados de janeiro de 2024, posteriormente corrigidos em baixa, e comparou-os com uma projeção para o segundo semestre de 2024…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷