Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Como se se tratasse de uma notícia de última hora, está a circular nas redes sociais um vídeo em que agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) se fazem passar por agentes da polícia local para questionar as pessoas sobre o seu estatuto de imigração e, possivelmente, deportá-las. Embora esta seja uma medida em vigor nos Estados Unidos para a detenção em massa de migrantes indocumentados, na realidade, o vídeo é retirado do contexto.
A cena remonta a julho de 2024 e ocorreu em Princeton, Nova Jersey; não no Texas como consta no vídeo, que acumulou mais de 800 mil visualizações e 6 mil compartilhamentos de TikTok e X.
Esta desinformação é difundida no contexto da tomada de posse de Donald Trump para o seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos (EUA), o que gera confusão e pânico relativamente às políticas anti-imigração, uma vez que entre as novas medidas também são permitidas detenções nas escolas. e igrejas.
Você também pode estar interessado em: Os Estados Unidos iniciam deportações por ordem de Trump: 538 migrantes são presos e “centenas” são expulsos
Durante a campanha, a sua equipa respondeu de diferentes maneiras à questão de quantos migrantes poderiam acabar sendo expulsos.
Através de uma busca reversa no Google Lens, no El Sabueso descobrimos que este vídeo foi veiculado em 10 de julho de 2024 pela página do Facebook da “Radio Jornalera NJ” . Na sua publicação, a rádio alerta a comunidade migrante de Nova Jersey sobre a presença de agentes do ICE, popularmente conhecidos como “la migra”…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽