Verificado: Edmundo González Urrutia: A ausência de democracia na Venezuela põe em risco a estabilidade regional

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Edmundo González Urrutia, candidato vencedor das eleições presidenciais de 28 de julho, segundo a ata compilada e publicada pela oposição, escreveu um post em X em 18 de janeiro de 2025 agradecendo às democracias mundiais por reconhecerem sua vitória.

Ele acreditava que este era um sinal claro de que a luta venezuelana transcende fronteiras e afirmou o seguinte:

“A ausência de democracia na Venezuela não afeta apenas o nosso povo, mas também coloca em risco a estabilidade regional e os valores que partilhamos. Defendê-la é um dever de todos nós que acreditamos na liberdade.”

A equipe do Cotejo.info analisou a frase de Edmundo González Urrutia e de acordo com as evidências encontradas, corroborou que é verdade que a ausência de democracia na Venezuela coloca em risco a estabilidade regional.

A análise de organizações independentes conclui que as alianças feitas pelo governo de Nicolás Maduro com países autoritários como a Rússia, a China, o Irão, a Nicarágua e Cuba podem ter consequências negativas para o resto dos países que procuram a democracia e a liberdade para os seus cidadãos.

Da mesma forma, as projeções de uma nova onda de migração – 1.400.000 venezuelanos com planos de deixar o país em 2025 – significam que os países de acolhimento devem continuar a adaptar as suas políticas internas para a integração e acolhimento dos seus compatriotas…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪