Falso: Imagens de documentos redigidos do assassinato de JFK são sátiras

Apurado pelo site Snopes

Em 23 de janeiro de 2025, usuários de mídia social começaram a espalhar um boato de que imagens de arquivos supostamente recém-liberados na investigação do assassinato do ex-presidente John F. Kennedy eram autênticas. Postagens online alegaram que as imagens mostravam que Lee Harvey Oswald foi incriminado como o atirador de Kennedy, e que Oswald sabia o nome e o pseudônimo do verdadeiro agressor. 

O boato circulou no Facebook ( arquivado ) e no X ( arquivado ), onde uma postagem recebeu mais de 10.000 curtidas: 

As imagens sugeriram que Oswald sabia que “Cruz” — não está claro se isso se refere ao senador americano Ted Cruz, um republicano do Texas, ou seu pai, Rafael Cruz — matou Kennedy. Aqui está o texto completo: 

No entanto, essas imagens foram adulteradas e originadas como sátira. Elas pareciam vir de uma postagem no X ( arquivada ) por Tony Kinnett, um colunista investigativo do site de notícias conservador Daily Signal. Kinnett insinuou várias vezes nas respostas à sua postagem que ele estava fazendo uma piada ( arquivada , arquivada , arquivada e arquivada ). No entanto, muitas respostas em uma versão repostada da postagem de Kinnett sem esse contexto pareciam assumir que as imagens eram genuínas ( arquivada , arquivada e arquivada ). 

A imagem original e autêntica está disponível no site do Arquivo Nacional . A carta é um relatório da polícia suíça sobre o plano de Oswald de estudar em uma escola na Suíça e não contém nenhuma referência a Cruz, “o Zodíaco” ou Hillary Clinton.

(Arquivos Nacionais)..

Veja a apuração completa no site Snopes