Apurado pelo site Snopes
Um boato que circulou online em janeiro de 2025 afirmava que uma foto mostrava a cantora Taylor Swift, ganhadora de 14 prêmios Grammy, segurando um microfone durante um show e fazendo uma saudação nazista.
Por exemplo, o usuário X End Wokeness (@EndWokeness), cuja conta exibia mais de 3,4 milhões de seguidores, postou ( arquivado ) duas fotos com a legenda, ” Isso significa que Swifties = juventude hitlerista?” Uma das fotos mostrava o ditador alemão Adolf Hitler fazendo uma saudação nazista. A outra imagem mostrava Swift também parecendo levantar o braço direito da mesma maneira. A postagem recebeu bem mais de 7 milhões de visualizações.
Swift anteriormente apoiou a ex-vice-presidente Kamala Harris, uma democrata, durante sua campanha presidencial de 2024. O oponente republicano de Harris, Donald Trump, venceu a eleição.
No entanto, esse rumor sobre uma foto de Swift fazendo a saudação nazista não era verdade. Como a organização de checagem de fatos Polish Pravda Association relatou em outubro de 2024, um usuário desconhecido espelhou horizontalmente a imagem, fazendo parecer que ela estendeu o braço direito — o braço designado para fazer a saudação nazista. Na realidade, a imagem original confirmou que ela estendeu o braço esquerdo, e um vídeo do YouTube (pule para a marca de 4:18) de uma apresentação de concerto de 2014 no programa da rede ABC dos EUA “Good Morning America” mostrou Swift mandando um beijo e acenando para a multidão com a mão esquerda.
Como alguém manipulou a imagem original, classificamos esse boato como falso.
..
Veja a apuração completa no site Snopes