Apurado pelo site UOL Confere
O ministro da Fazenda Fernando Haddad não afirmou que o governo Lula “pretende taxar tudo” e cobrar impostos de animais de estimação e de grávidas, como insinua um vídeo compartilhado nas redes sociais.
O conteúdo enganoso utilizou recursos de inteligência artificial para alterar o áudio original de uma entrevista dada pelo ministro.
“A ordem é taxar tudo!”, diz uma mensagem no topo do post.
Abaixo, há um vídeo de uma entrevista de Haddad, na qual uma voz similar ao do ministro diz: “Nosso plano é taxar tudo, tudo, tudo. Esse ano teremos imposto do cachorrinho de estimação. Se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também. É justo. Imposto pré-natal: ficou grávida, tem que começar a pagar imposto pro hospital. Imposto das bets: se perder, o prejuízo é seu; se ganhar, o lucro é nosso, mas é tudo pro bem do nosso povo. Brasileiro gosta de um imposto novo também. Todo mundo sabe: imposto e Big Brother é a nossa paixão”.
Áudio original de entrevista de Haddad foi alterado. Por meio de uma busca reversa (aqui), verifica-se que a entrevista original de Haddad foi veiculada pela CNN Brasil (aqui e abaixo). Nela, o ministro negou a intenção do governo em aumentar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) como uma medida contra a alta do dólar. Em momento algum Haddad fala sobre taxar pets e grávidas.
Vídeo usado em posts enganosos foi adulterado por inteligência artificial. Ao submeter o conteúdo à análise do TrueMedia.org, ferramenta especializada em identificar alterações digitais, foram apontadas “evidências substanciais de manipulação” (aqui e abaixo): “O tom é satírico, sugerindo que não é uma declaração política genuína, mas sim uma paródia ou uma peça ficcional. A linguagem é muito absurda e teatral para ser levada a sério”, diz avaliação feita pelo site TrueMedia.org…
Veja a apuração completa no site UOL Confere