Apurado pelo site Aos Fatos
É fruto de edição o vídeo em que o presidente Lula (PT) é xingado de “ladrão” enquanto caminha pela Praça dos Três Poderes durante o ato de celebração da democracia ocorrido na última quarta-feira (8). O áudio com as palavras de ordem foi retirado de outro vídeo, que mostra uma manifestação em Jundiaí (SP), e inserido em um registro do evento em Brasília por meio de uma ferramenta do TikTok.
O conteúdo enganoso foi enviado por leitores do Aos Fatos à Fátima, nossa robô checadora (fale com a Fátima). As peças desinformativas acumulavam ainda centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (10).
Não são reais as vaias e gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” que aparecem em um vídeo da cerimônia de dois anos do 8 de Janeiro realizada no Palácio do Planalto na última quarta-feira. O áudio foi retirado de uma manifestação bolsonarista supostamente realizada na mesma data em Jundiaí (SP).
Conforme pode ser verificado nos registros do evento feitos pela imprensa e pelos participantes (veja aqui, ), a caminhada de Lula e outros membros do governo não foi acompanhada de palavras de ordem:
O governo federal realizou, na manhã da última quarta-feira (8) um ato para relembrar a invasão dos Três Poderes ocorrida em 2023. No evento, houve discursos de autoridades, entregas de obras restauradas e um “abraço da democracia”.
..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos