Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o letreiro de Hollywood, em Los Angeles, foi tomado pelas chamas durante os incêndios que atingem o condado do estado americano da Califórnia. Em nota publicada nas redes, o Hollywood Sign Trust, organização que gerencia o letreiro, negou que o ponto turístico tenha sido afetado pelo fogo. O conteúdo viral foi gerado com inteligência artificial.
Publicações nas redes com o conteúdo manipulado acumulavam ao menos 2.000 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (10) e centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter). O vídeo enganoso também circula no Threads e em outros idiomas.
Foi gerado por inteligência artificial um vídeo que mostra o letreiro de Hollywood, no Griffith Park, em Los Angeles, tomado pelas chamas. Ferramentas de identificação de imagens artificiais indicaram que o registro não é verdadeiro.
Aos Fatos usou a ferramenta SightEngine, que detectou 74% de chances de que o registro tenha sido criado por IA (veja aqui). A Hollywood Sign Trust, organização que gerencia o letreiro, também negou a veracidade do vídeo em uma nota publicada nas redes (veja abaixo). Ainda assim, a visitação ao local foi suspensa por motivos de segurança.
O mapa Cal Fire, do Departamento Florestal de Proteção contra Incêndios da Califórnia, aponta áreas com focos de incêndios e ordens de evacuação (em vermelho) e aviso de evacuação (em amarelo). Nele, é possível ver que não há qualquer registro de atenção no Griffith Park, onde fica o letreiro de Hollywood (veja aqui e abaixo)…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos