Verificado: Um ano de verificação de factos: Lições aprendidas como investigador do Africa Check

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

Quando entrei para a Africa Check no início de 2024, estava animado para começar minha jornada em um novo campo. Antes disso, eu havia pesquisado os gastos do governo com educação e a viabilidade do ensino superior gratuito na África do Sul. Minha dissertação de mestrado focou nas barreiras à implementação de políticas de desenvolvimento na África do Sul pós-apartheid.

Durante esse período da minha carreira, eu acreditava que informações falsas eram motivadas pela falta de entendimento do público sobre os processos e pelo uso constante de jargões pelos profissionais. Depois de entrar para a Africa Check, descobri que esse não era totalmente o caso.

Rapidamente percebi que existem várias barreiras para informações de qualidade. Há muitas razões pelas quais informações falsas se espalham e, embora tenhamos uma ideia razoável de como lidar com algumas, outras são mais complicadas de navegar. Aqui estão quatro lições que aprendi nos últimos 12 meses.

O viés da neutralidade é quando a mídia relata eventos sem adicionar contexto ou refutar o que está sendo dito. Em vez de ajudar seu público a entender exatamente o que aconteceu, eles publicam alegações — verdadeiras ou falsas — literalmente.

..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦