Falso: Uma carta aberta a Mark Zuckerberg dos verificadores de factos do mundo, nove anos depois

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

Caro Sr. Zuckerberg,

Nove anos atrás,  escrevemos  para você sobre os danos no mundo real causados ​​por informações falsas no Facebook. Em resposta, a Meta criou um programa de verificação de fatos que ajudou a proteger milhões de usuários de fraudes e teorias da conspiração. Esta semana, você anunciou que está encerrando esse programa nos Estados Unidos devido a preocupações com “muita censura” — uma decisão que ameaça desfazer quase uma década de progresso na promoção de informações precisas online.

O programa  lançado  em 2016 foi um grande passo à frente no incentivo à precisão dos fatos on-line. Ele ajudou as pessoas a terem uma experiência positiva no Facebook, Instagram e Threads, reduzindo a disseminação de informações falsas e enganosas em seus feeds. Acreditamos — e os dados mostram — que a maioria das pessoas nas mídias sociais está procurando  informações confiáveis  ​​para tomar decisões sobre suas vidas e ter boas interações com amigos e familiares. Informar os usuários sobre informações falsas para retardar sua disseminação, sem censura, era o objetivo. Os verificadores de fatos apoiam fortemente a liberdade de expressão, e dissemos isso  repetidamente e formalmente na declaração de Sarajevo  do ano passado  . A liberdade de dizer por que algo não é verdade também é liberdade de expressão.

Mas você diz que o programa se tornou “uma ferramenta de censura” e que “os verificadores de fatos têm sido muito tendenciosos politicamente e destruíram mais confiança do que criaram, especialmente nos EUA”. Isso é falso, e queremos esclarecer as coisas, tanto para o contexto atual quanto para o registro histórico. 

A Meta exigiu que todos os parceiros de verificação de fatos atendessem a padrões rígidos de não partidarismo por meio  da verificação  pela International Fact-Checking Network. Isso significava nenhuma afiliação com partidos ou candidatos políticos, nenhuma defesa de políticas e um compromisso inabalável com a objetividade e a transparência. Cada organização de notícias passa por uma verificação anual rigorosa,  incluindo avaliação independente e revisão por pares. Longe de questionar esses padrões, a Meta tem elogiado  consistentemente   seu rigor e eficácia. Há apenas um ano, a Meta estendeu o programa para o Threads…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦