Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Conteúdo viral circula nas redes sociais com diversos fragmentos de vídeos de supostas rotas queimadas em Los Angeles. Embora existam imagens devastadoras dos incêndios, esses vídeos são falsos: foram criados com inteligência artificial.
Em meio aos incêndios que deixaram mais de 20 mortos na Califórnia em janeiro de 2025, circulou nas redes sociais conteúdos virais com diversos fragmentos de vídeos de supostas rotas queimadas em Los Angeles.
Embora existam imagens devastadoras dos incêndios, esses vídeos são falsos: foram criados com inteligência artificial.
Nas imagens é possível ver muitas inconsistências, como carros que desaparecem de um segundo para o outro ou cabos que não têm continuidade.
“A carga simbólica dos vídeos que vêm dos EUA é tremenda, né? O país que nos foi vendido como a nação mais poderosa do planeta queimando como um conjunto de papel machê porque não tem meios nem pessoas qualificadas. Poesia”, dizem algumas postagens que circulam com fragmentos de vídeos de supostas rotas de Los Angeles em chamas. O vídeo circula sobre inteligência artificial
Segundo o News Meter , site de checagem de fatos da Índia, há 99% de chance de o vídeo ter sido feito com inteligência artificial, segundo a ferramenta Hive Moderation. TrueMedia.org, outra ferramenta para detectar conteúdo feito com IA, descobriu que há 60% de probabilidade de que o som ouvido tenha sido criado por um gerador de áudio de IA…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷