Falso: Alerta de calor: este mapa de temperaturas não é de janeiro de 2025, mas de 2022

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O mapa que se tornou viral não é atual, mas sim de 14 de janeiro de 2022. Isso é esclarecido pela própria imagem viral no canto inferior direito. Para a semana de 13 de janeiro, o Serviço Meteorológico Nacional prevê temperaturas máximas entre 32/33 ºC e 41/42 ºC e temperaturas mínimas entre 24 ºC e 27 ºC, dependendo da zona do país.

Em meio a um alerta amarelo devido às altas temperaturas no centro e norte do país, viralizou um suposto mapa de temperaturas no qual a Argentina é quase toda preta.

No entanto, o mapa que se tornou viral não é atual, mas sim de 14 de janeiro de 2022. Isso é esclarecido pela própria imagem viral no canto inferior direito.

Para a semana de 13 de janeiro, o Serviço Meteorológico Nacional prevê temperaturas máximas entre 32/33 ºC e 41/42 ºC e temperaturas mínimas entre 24 ºC e 27 ºC, dependendo da zona do país.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu alerta amarelo de altas temperaturas para pelo menos 14 províncias do centro e norte do país, incluindo a Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA).

Em meio a esse alerta, o X se tornou viral com um suposto mapa de altas temperaturas para a região latino-americana durante o próximo dia 14 de janeiro que mostra a Argentina quase toda preta ou vermelha. 

“Não faça planos para terça-feira, tenha em mente que todos vamos morrer”, diz o post que acompanha a imagem. Mas o mapa não é atual, mas está datado de 9 de janeiro de 2022. Em X o conteúdo teve mais de 11 mil repostagens e 70 mil “Curtidas” ( )…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷