FALSO: É falso que fones de ouvido Bluetooth causaram acidente mostrado em vídeo

Post exibe uma gravação em que um homem sofre uma descarga elétrica e afirma que o acidente foi provocado por fones de ouvido Bluetooth. É falso. O caso ocorreu em 7 de dezembro do ano passado, na Índia. Conforme a imprensa local, o homem foi atingido por um fio decorativo energizado que se rompeu, possivelmente devido à ação de pássaros.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra dois homens conversando ao lado de uma linha de trem quando, de repente, um deles recebe uma descarga elétrica e cai junto aos trilhos. O texto que acompanha a postagem pede para que as pessoas não usem fones de ouvidos Bluetooth perto de cabos elétricos de alta tensão e explica que a corrente elétrica pode se conectar com esse tipo de fone de ouvido e atingir o cérebro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

*AVISO SÉRIO* Por favor, não use fones de ouvido bluetooth perto de cabos elétricos de alta tensão e instalações como plataformas ferroviárias. A corrente elétrica do cabo pode se conectar com o fone de ouvido ativado pela rede atingindo diretamente o cérebro. Que o bom Deus nos proteja sempre – AMÉM.”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Ao analisar o vídeo com atenção nota-se a queda de um fio que atinge a cabeça do homem. Logo depois, ele recebe a descarga elétrica. Logo, o acidente mostrado não teve nenhuma relação com o suposto uso de um fone Bluetooth. Confira na imagem abaixo o momento exato em que o homem recebe o choque a partir do fio energizado:

..

Veja a apuração completa no site Lupa