Apurado pelo site Aos Fatos
Um vídeo tem sido compartilhado nas redes fora de contexto para alegar que a festa de Ano Novo em Nagasaki, no Japão, registrou a explosão do maior fogo de artifício do mundo. Não é verdade. Na verdade, as imagens foram gravadas durante um festival na cidade japonesa de Nagaoka e circulam desde 2023. Também não se trata do recorde de maior bomba pirotécnica — quebrado em 2020, nos Estados Unidos.
As publicações falsas contam com mais de 500 mil curtidas no Instagram, centenas de compartilhamentos no Facebook e no Threads, milhões de visualizações no X e está disponível também no YouTube.
Imagens do Festival de Fogos de Artifício de Nagaoka, no Japão, foram tiradas de contexto para fazer crer que mostram o Réveillon em outra cidade do país, Nagasaki. O vídeo circula ao menos desde setembro de 2023. A festa ocorre todos os anos no início de agosto, desde 1946. Não foi possível identificar em que edição as imagens foram feitas.
As publicações também mentem quando alegam que a explosão exibida no vídeo é a maior já registrada. Na realidade, o recorde de tamanho de fogo de artifício foi batido em 8 de fevereiro de 2020 em Steamboat Springs, no estado do Colorado, nos Estados Unidos.
Imagens da explosão que entrou para o Guinness Book mostram fogos de artifício com coloração mais avermelhada do que os atribuídos a Nagasaki, além de exibir uma paisagem de montanha, e não de cidade.
Publicações que alegam que os fogos de Nagaoka seriam um recorde mundial afirmam que a bomba teria 90 centímetros e 300 quilos. As dimensões, porém, são bem menores do que as registradas no recorde americano que, segundo o Guinness, foi alcançado graças a uma bomba que media 1,44 metro de diâmetro e pesava 1,2 tonelada…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos