Falso: Bandeiras do orgulho LGBTQIA+ não serão proibidas no Mundial de Clubes 2025 da Fifa

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que torcedores serão proibidos de exibir bandeiras do orgulho LGBTQIA+ durante os jogos do Mundial de Clubes 2025 da Fifa, ao contrário do que alegam publicações nas redes. A informação surgiu em texto de site satírico e foi negada pela entidade.

As publicações mentirosas receberam quase 2.000 curtidas no Threads e somam centenas de compartilhamentos no Facebook e no X.

Publicações que circulam nas redes enganam ao dizer que não será permitido entrar nos jogos do próximo Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado nos Estados Unidos entre 15 junho e 13 de julho, portando bandeiras com as cores do arco-íris — símbolo da causa LGBTQIA+.

Em nota enviada ao Aos Fatos, a Fifa negou a proibição. “Informamos que não há qualquer validade na notícia mencionada. A fonte é um site satírico, que afirma claramente, no final da história, que ela não é verdadeira”, diz o posicionamento da federação internacional de futebol.

O post que originou a notícia falsa foi publicado no site norte-americano SpaceXMania — que descreve como sua missão “trazer para você as notícias falsas mais recentes, algumas análises atrevidas e uma boa dose de sátira, tudo reunido em uma mistura maluca que orbita em torno de Elon Musk”.

A publicação satírica afirmava que a proibição teria sido anunciada pela MLS (Major League Soccer), liga de futebol com times dos Estados Unidos e do Canadá…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos