Verificado: Ignore as postagens nas redes sociais que alegam baixa participação nas comemorações do Dia da Independência do Quênia

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Duas fotos compartilhadas nas redes sociais alegando baixa participação nas celebrações do Dia de Jamhuri de 2024 são falsas. Uma imagem foi adulterada, e a outra foi tirada durante as celebrações do Dia de Mashujaa em 2022.

Como evidência, a alegação é acompanhada por duas fotos . Uma imagem mostra o presidente William Ruto caminhando ao lado de oficiais uniformizados no que parece ser um estádio durante um evento nacional. A imagem está em um gráfico projetado para parecer um alerta de notícias de última hora da Nation Africa . 

A legenda no gráfico diz: “O estado mobilizou os líderes do NYS e do Nyumba Kumi para aumentar a participação no Dia de Jamhuri em meio a temores de recepção hostil a Ruto.” 

Esta imagem foi amplamente compartilhada , inclusive . 

A segunda imagem mostra fileiras de cadeiras de plástico vazias, o que sugere uma falta de comparecimento ao evento. Uma publicação no X que acompanha as imagens alega que apenas os líderes do NYS e do Nyumba Kumi compareceram ao evento sob coação…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦