Vídeo circula nas redes apresentando uma legenda que não condiz com a fala original do presidente. Na época da gravação, o então candidato do PT afirmou que, para a população que não possui carro e se desloca a pé, um “asfaltozinho” na rua dessas pessoas seria melhor para a mobilidade pela região.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma que uma grande rodovia é importante para quem tem carro, mas que, para o povo que anda a pé, um “assaltozinho” seria melhor. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Será que um assaltozinho na rua que ele [Lula] mora não é melhor, não é imprescindível?
A informação analisada pela Lupa é falsa. Lula não defendeu que um “assaltozinho’ seria melhor ou imprescindível para pessoas que andam a pé. A legenda exibida no vídeo não corresponde com a frase original dita pelo então candidato a presidente em uma reunião com governadores e senadores em outubro de 2022. Na realidade, a palavra dita é “asfaltozinho”.
No momento da gravação, Lula havia defendido que, muitas vezes, obras pequenas teriam mais utilidade para determinadas populações em relação às grandes obras, como aeroportos e rodovia. Por isso, disse que um “asfaltozinho” poderia oferecer melhores condições de mobilidade para pessoas que andam a pé…