Verificado: Não, a pele não gera resistência através de um ‘calo solar’: os perigos da tendência viral nas redes de banhos de sol desprotegidas

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Vídeos circulando nas redes sociais que defendem o banho de sol sem proteção para que a pele supostamente gere “resistência” naturalmente. Eles também garantem que os protetores solares “são tóxicos”. No entanto, ambas as alegações são falsas e perigosas para a saúde.
Vídeos circulando nas redes sociais que defendem o banho de sol sem proteção para que a pele supostamente gere “resistência” naturalmente. Eles também garantem que os protetores solares “são tóxicos”.

No entanto, ambas as alegações são falsas e perigosas para a saúde. A exposição solar desprotegida, mesmo que por curtos períodos, causa danos cumulativos à pele, incluindo risco de câncer de pele e envelhecimento prematuro.

Os protetores solares são seguros e seu uso correto ajuda a nos proteger contra os raios ultravioleta. Os especialistas recomendam evitar a exposição solar entre as 10h00 e as 17h00 e utilizar um Fator de Proteção Solar superior a 50.

Com a chegada do verão , começaram a circular nas redes sociais publicações (veja e aqui ) que desaconselham o uso de protetor solar e, desta forma, colocam a saúde em risco. 

A princípio, defendem que o importante é desenvolver o que chamam de “calo solar” ou resistência ao sol devido à exposição prolongada. Em segundo lugar, afirmam que os filtros solares “são tóxicos”.

No entanto, ambas as afirmações são falsas.  A exposição solar persistente e sem proteção solar adequada provoca envelhecimento precoce da pele, lesões pré-cancerosas e cancro da pele, alertam especialistas e sociedades científicas…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷