Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Em plena temporada de comércio para os feriados de dezembro na Colômbia, dois dias antes do Natal, um vídeo mostrando um shopping center com grande fluxo de clientes foi usado em X para defender o governo de Gustavo Petro, ironicamente sobre os efeitos da sua gestão econômica do país.
“Petro, pare com isso AGORA! “Vocês estão destruindo a economia”, escreveu Paola Echeverría (@SoyPaoEcheverry) em uma mensagem com o clipe anexado e que acumulou 900.900 visualizações, 1.000 repostagens e 4.000 ‘curtidas’ desde 23 de dezembro às 19h21. desinformação para favorecer o líder nacional e sua administração, como verificamos em Colombiacheck ( 1 , 2 , 3 ).
Desta vez, também é uma publicação falsa. O próprio trinado tem um link para outro, de uma conta chinesa, que publicou a gravação antes. Vários dos anúncios que você vê estão em caracteres chineses ou pertencem a marcas que não possuem estabelecimentos na Colômbia. Na verdade, as imagens são de um shopping center em Guangzhou, sudeste da China.
No mesmo dia, às 21h14, menos de duas horas após a publicação do trinado, o audiovisual foi carregado no Facebook , com o mesmo texto, no perfil de Mario Santander Martínez, usuário que se descreve como “criador digital” com 2.000 seguidores nessa rede social. Lá a desinformação obteve 776 visualizações.
O próprio trinado de Echeverría tem um link indicando que o vídeo foi retirado da conta ‘香港靚女’ (@dayana_dy), cujo nome se traduz “Meninas bonitas de Hong Kong” em chinês tradicional, embora seu conteúdo seja propaganda política. Ele o publicou no dia 22 de dezembro às 3h30 da manhã (horário da Colômbia, UTC-5) com o seguinte texto nesse mesmo idioma:..
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴