Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de crianças observando ao longe uma área em chamas e uma nuvem de fumaça causada por um ataque aéreo israelense no Iêmen, mas é retirado do contexto, pois ocorreu em 20 de julho de 2024 e não em Dezembro, como afirmam os usuários.
“AGORA – 100 aviões de guerra israelenses bombardeiam o Iêmen”, diz o vídeo desinformado que até agora tem mais de 2.000 “curtidas”, foi transmitido mais de 600 vezes e tem um alcance de 65.000 visualizações no ‘X’ –antigo Twitter–.
Você pode estar interessado: Putin não ameaçou “apertar o botão vermelho” e usar armas nucleares; o vídeo é tirado do contexto
Numa busca reversa na ferramenta de verificação InVID , El Sabueso descobriu que um dos frames do vídeo corresponde ao bombardeio aéreo de Israel em vários pontos do porto da cidade de Al Hudayda, no Iêmen, em julho passado, segundo o boletins regionais e da ONU .
Embora seja verdade que esta quinta-feira, 26 de dezembro, as Forças de Defesa de Israel (IDF) lançaram novos bombardeamentos no Iémen nos quais atacaram infraestruturas utilizadas pelo grupo terrorista Houthi para atividades militares, o vídeo que desinforma não corresponde a este recente ataque aéreo . naquele país…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽