Verificado: Após a morte de Jimmy Carter, o governador do Texas enviou condolências à esposa, que já havia falecido?

Apurado pelo site Snopes

Um rumor circulando online afirmou que o gabinete do governador do Texas, Greg Abbott, enviou por engano condolências à falecida ex-primeira-dama dos EUA Rosalynn Carter após a morte de seu marido, o ex-presidente Jimmy Carter, em 29 de dezembro de 2024. Rosalynn Carter morreu aos 96 anos em 19 de novembro de 2023. Jimmy Carter, o 39º presidente, morreu aos 100 anos em 29 de dezembro de 2024 e detém o título de presidente mais velho dos EUA.

Um leitor enviou um e-mail ao Snopes: “O governador Abbott realmente enviou condolências a Rosalynn Carter pela morte de Jimmy, embora ela já estivesse morta há mais de um ano?” Outro leitor enviou: “O governador do Texas, Gregg Abbot, enviou condolências a Rosalynn Carter pela morte de Jimmy Carter, embora ela já estivesse morta?” O segundo leitor incluiu um link para um artigo hospedado pelo Yahoo publicado pelo The Daily Beast, dizendo: “O governador do Texas envia condolências por engano à esposa morta de Jimmy Carter”.

Nossa busca pelo perfil X de Abbott localizou uma publicação oferecendo “orações e as mais profundas condolências a toda a família Carter”. A publicação também continha um link para uma declaração completa no site do gabinete do governador de Abbott.

Uma busca pelo mesmo link de declaração no Wayback Machine do Internet Archive — uma ferramenta que arquiva versões anteriores de sites — revelou que o gabinete de Abbott realmente ofereceu, por engano, “orações e as mais profundas condolências à primeira-dama Rosalynn Carter e a toda a família Carter”…

Veja a apuração completa no site Snopes