Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: um vídeo do apresentador Tiago Leifert divulgando um cartão de crédito da empresa Verizon para quem está endividado.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Vídeos do apresentador e da empresa Verizon foram usados de forma indevida para criar uma publicidade que leva as pessoas a caírem um golpe financeiro. Uma ferramenta de detecção de inteligência artificial indicou que a voz de Leifert foi clonada. A assessoria do apresentador negou que ele tenha gravado uma publicidade divulgando o cartão. Especialista ouvido pelo Verifica explica que os autores do conteúdo falso são suspeitos dos crimes de fraude publicitária, estelionato e violação de direito de imagem.
O advogado especialista em direito digital Paulo Ricardo Ludgero explica que os envolvidos neste esquema estão sujeitos a serem responsabilizados por fraude publicitária, estelionato e violação de direitos de imagem. “As vítimas têm à disposição várias legislações que oferecem amparo, incluindo o Código Civil, o Marco Civil da Internet, a Lei Carolina Dieckmann e o Código de Defesa do Consumidor”, disse…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica