Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma advogada supostamente responde a uma pergunta que recebeu no Instagram sobre o pagamento de uma taxa administrativa para ter acesso a uma indenização por vazamento de dados. O vídeo mostra a advogada confirmando a necessidade do pagamento e afirmando que se trata de uma transação segura, essencial para ter acesso ao benefício. É falso. O vídeo foi criado com deepfake.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Doutora, consegui sacar minha indenização, mas paguei uma taxa administrativa. Está certo isso? Sim, está certo, sim. Estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros terão direito a essa indenização que pode chegar a até R$ 30 mil. Lembrando que em alguns casos é normal uma pequena taxa a ser paga, mas o pix da indenização cai na hora. Eu vou deixar o link aqui na descrição para vocês consultarem”
O vídeo não é verdadeiro e foi criado com deepfake. Além disso, o benefício de indenização citado no post não existe. A Lupa identificou, no Tik Tok, a gravação original e verificou que golpistas utilizaram a imagem da advogada Anna Carollina, que nunca promoveu a suposta indenização…
Veja a apuração completa no site Lupa