Apurado pelo site E-Farças
Doença misteriosa que já teria matado mais de 170 pessoas no Congo, estaria fazendo vítimas na Itália e em outros países! Será verdade?
A publicação feita em grandes perfis no Twitter e no Instagram, na segunda semana de dezembro de 2024, mostra o rosto de uma mulher cheio de pintas vermelhas, ao lado da foto de uma cova com vários corpos. De acordo com o texto que acompanha as imagens, ela seria um dos italianos contaminados por uma misteriosa “Doença X”, que já teria matado mais de 170 pessoas no Congo antes de se espalhar para outros países.
Será que isso é verdade?
Não encontramos fontes confiáveis a respeito dessa notícia. Além disso, a foto do rosto da moça de perfil nada tem a ver com o caso. A imagem está à venda em sites de fotos publicitárias, como no Shutterstock, e está relacionada aos sintomas da varíola.
Quanto à foto de uma cova cheia de corpos, ela foi tirada em março de 2023 pelo fotógrafo Sócrates Mumbere na província de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo. Os corpos são de civis mortos na aldeia de Mukondi pelas Forças Democráticas Aliadas, um grupo com ligações ao grupo Estado Islâmico, que atacaram a aldeia e queimaram as cabanas dos moradores. Pelo menos 36 pessoas, incluindo crianças, foram mortas no ataque.
Testes realizados na República do Congo confirmaram que a chamada Doença Misteriosa que vitimou mais de 400 pessoas no sudoeste daquele país é, na verdade, varíola. Dos 406 casos confirmados, 31 doentes morreram e os contagiados são na sua grande maioria de crianças e adolescentes menores de 14 anos.
A Organização Mundial da Saúde enviou, com a ajuda do governo local, equipes de especialistas à zona de foco, mas enfrentaram problemas devido à área afetada ser remota, as telecomunicações serem muito limitadas, além do acesso ter sido dificultado pela estação das chuvas.
Procurando por casos semelhantes na Itália, encontramos “apenas” um paciente com sintomas parecidos, relatado pela Agência Sanitária da Toscana, que veio do Congo e ficou internado na cidade de Lucca entre 23 de novembro e 3 de dezembro. Autoridades confirmaram também que ele recebeu alta após se recuperar.
Não é verdade que uma mulher foi internada na Itália com uma misteriosa Doença X do Congo!
..
Veja a apuração completa no site E-Farças